O município de Angra dos Reis encontra-se localizado no litoral sul fluminense. O seu relevo caracteriza-se pela proximidade da Serra do Mar, que terminando abruptamente junto ao oceano, forma uma costa rochosa recortada com diversas reentrâncias e pontões. O seu relevo não é absolutamente favorável ao desenvolvimento de aglomerados urbanos, uma vez que a região carece de espaços planos disponíveis para expansão dos núcleos urbanos (Sternberg In: Anuário Geográfico do Rio de Janeiro, 1961).
Devido às suas características naturais, Angra dos Reis, ao longo do seu processo de ocupação, vai ter uma grande importância estratégica, favorecida pela presença de seu porto e do seu litoral bastante recortado, o que de certa forma favorece sua defesa.
Com facilidade de acesso e a valorização de ambientes preservados pela população metropolitana, na década de 80, a atividade turística vai começar a ganhar importância neste município. Neste caso o turismo vai ser uma atividade contraditória, pois para construção destes empreendimentos hoteleiros, precisa-se de grandes extensões de terras, o que vai favorecer os constantes conflitos pela posse da terra neste município.
- Aspectos históricos no processo de ocupação de Angra dos Reis
A partir da implantação do estaleiro Verolme, em 1959, tem início a uma nova reestruturação do espaço no município de Angra dos Reis. Neste período Angra dos Reis passa a adquirir novamente importância no contexto da economia nacional, saindo da estagnação e posição estática que perdurou entre a segunda metade do século XIX até a década de 30, quando novamente volta a ser foco das atenções do Estado era exportada pelo porto de Angra. A instalação do Verolme influenciou no surgimento de vários bairros neste distrito tais como: Village, Lambicaba, BNH, Monsuaba, Biscaia, Caputera, Camorim, Camorim Pequeno.
“O território é definido por qualquer espaço delimitado por e a partir de relação de poder é um território. Seja ele desde a delimitação de uma rua controlada por uma gangue de adolescente até o bloco constituído pelos países membros da OTAN, composto por diversos estados nações ( p.111)”.
Neste caso Angra dos Reis vai ser o espaço delimitado por e a partir de muitas relações de poderes, seja este poder na escala federal, com a implantação desses empreendimentos, seja ele o poder privado, através da construção de diversos condomínios de luxo. Estes, por sua vez, são verdadeiros bairros fechados em si mesmo, pouco dialogando com a população local e o resto do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário